Editorial

Marta Borges, Joana Neto, Catarina Silva e Liliana Leitão receberam no passado dia 4 de dezembro os primeiros Prémios de Mérito TERESA E VASCO VILALVA.

O Prémio destina-se a encorajar o pleno desenvolvimento das aptidões de futuros educadores de infância, no quadro de referências desenhado por Maria Ulrich: A nossa Escola surge … Determinada a formar profissionais competentes, que participem activamente na sua auto-educação, e que intervenham na sociedade de modo a torná-la cada vez mais democrática nos valores que a suportam e nas acções que a concretizam. Pela formação dos educadores pretendemos chegar às crianças, porque o mundo depende dos novos, e os novos são o que for a sua infância.

O Prémio de Mérito distingue estudantes matriculados e inscritos na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e foi instituído pela Associação de Solidariedade Social D. Pedro V em parceria com a Associação de Pedagogia Infantil.

Embora os principais indicadores de risco de pobreza, de desigualdade e de exclusão em Portugal venham evoluindo ultimamente no sentido da respetiva redução, devemos ter presente que continuamos a apresentar níveis, dos mais elevados da Europa. Permanecem assim em situação de pobreza mais de 1,7 milhões de cidadãos, e uma parte significativa destes são crianças e jovens, como assinala a Fundação Francisco Manuel dos Santos no seu portal PORTUGAL DESIGUAL

José Maria Sousa Rego
Presidente da Direção